LINHA CRONOLÓGICA WALITA

 

 

DÉCADAS 10-20-30____________________________________________________________________

Fase importante de revolução industrial, da qual muitos homens acabaram perdendo os empregos, sendo um grande momento de racismo feminino. Momento de foco principal da mulher no lar. O aspirador de pó era um dos maiores ícones femininos dos lares.

Em 24 de julho de 1924, surgia a Philips Brasil SA, no Rio de Janeiro, com objetivo de importar lâmpadas incandescentes e posteriormente, rádios receptores

Neste período, o descendente de alemão, Waldermar Clemente, era engenheiro da G.E.

Em 1939, Waldemar Clemente monta seu escritório de representação de material elétrico, originando uma pequena fabrica no Largo do Arouche, desenvolvendo tomadas, plugs, interruptores e calhas de iluminação.

DÉCADA 40 ___________________________________________________________________________

De 1946 a 1950, uma nova crise industrial no Brasil. Foco alto nas refinarias e no surgimento do televisor e dos eletrodomesticos, havendo uma grande importância da grafia "Industria Brasileira" nos aparelhos. Em 1947, o Brasil conquista uma grande importancia nos fornecimentos, sendo o fornecedor de seus próprios produtos. A Philips passa a ser um grande marco no desenvolvimento de iluminação e rádios. A principal concorrente da Walita, começava nesta década a produzir também os primeiros eletrodomésticos.

Em 1940, Waldemar muda sua fabrica para a Vila Mariana (Rua Álvaro Alvim, 79), desenvolvendo agora iluminação flourescente, sendo considerado o melhor fabricante da época.

Em 1942, com a crise da gasolina, passa aproduzir ventoinhas para os carros movidos a gasogênio.

Ainda nesta década, em 1944, Waldemar produz com base em sua experiência na construção de motores, o primeiro Liquidificador Walita, o primeiro totalmente fabricado no Brasil, o modelo Walita Nêutron. É praticamente neste período que a empresa Turmix passa a ser patenteada e começa a ter circulação pelo Brasil, por meio da Walita. Os nomes "Liquidificador" e "Centrifuga" foram batizados pela Walita.

Nesta mesma época, a empresa passou a ser uma sociedade de responsabilidades, Ltda, com o nome de Eletro Industria Walita Ltda, sendo Waldemar o presidente. O nome Walita se formou da junção do nome de Waldemar com o de sua esposa, Dona Lita Clemente, que teve grande participação no desenvolvimento da empresa.

Em 1945, outro grande marco. A Walita produz o primeiro Ventilador Walita,e o primeiro a ser produzido no Brasil. A partir daí, com o fim da segudna guerra mundial, o país passa a receber vários outros eletrodomesticos importados, e aí, novos aparelhos começama surgir no mercado. A Walita se dividia em dois setores: Projetos e Fabricação. Deste novo conceito, surgem vários aparelhos novos no mercado nacional, como a Batedeira de Bolos, Aspirador de Pó, Centrífuga, Enceradeiras com uma e três escovas, Ferro elétrico e outros variados.

Em 1947, a Walita se torna empresa Sociedade Anônima (SA), com capital de hum milhão de cruzeiros velhos, agora sendo nomeada de Eletroindústria Walita SA.

 

DÉCADA 50______________________________________________________________________________

O Brasil se torna o maior produtor de energia eletrica dos países da America Latina. Em 1951, se cria a Comissão de Desenvolvimento Industrial. Acontece aí o desenvolvimento industrial acelerado. A Mercedesse compromete à fabricação de veículos comerciais; surge a Associação Profissional da Indústria de Peças Automobilistica e similares. Em 1952, surge o BNDE. Em 1955, o comércio automobilistico começa a acelerar. Foi uma década importante para a aplicação de automóveis no país.

Em 1950, a Walita se torna pioneira em demonstração de produtos em lojas. A publicidade procurava convencer as doans de casa sobre as utilidades dos "Liquidificadores de Frutas", enceradeiras e aspiradores de pó.

Em 1955, patrocina a nova fase do programa "Alô Doçura" na TV Tupi, Rio, e lança o "Melhores da Semana", na TV Tupi, São Paulo. Em 55 ainda, a Walita exporta os primeiros aparelhos, ao Uruguai, sendo a primeira empresa brasileira de eletrodomésticos a exportar para o estrangeiro. Já havia produzido meio milhão de aparelhos. Nessa época começa a surgir os primeiros cursinhos do Escolinha Walita, proposto pelos Revendedores, mostrando a utilização dos aparelhos e os beneficios, por meio de explicação e receitas. A Revista "Familia Walita", recebe o 1o Prêmio como melhor publicação do Gênero.

Em 1956, na Walita, surge o Departamento de Pesquisas , para desenvolvimento e aprovação de novos projetos. É neste ano também que a Walita marca novamente história, implementando o Ferro Walita Automático "com sete temperaturas diferentes". Também é lançado o Massagista Portátil Walita.

Em 1956 a Walita conquista um dos mais importantes slongan "hum milhão de aparelhos Walita nos lares brasileiros". É lançado o Exaustor de Vitraux. Os primeiros jingles começam a aparecer.

Em 1957, dentro da nova revolução automobilistica, a Walita cria a Walita Auto-peças, com produtos nacionais (acessórios automobilisticos), quebrando em partes a importação de peças americanas e européias. Produzindo motores de arranque, geradores (dínamos) e limpadores de para-brisas, com planos aprovados no Brasil e com capital investido 100% brasileiro, na região de Santo Amaro.

Ainda em 1957, a Walita desenvolve o Motor Monofásico. Mais potência em menor espaço. Exemplo de qualidade. É nesta mesma época que surge a Escolinha Walita, fixa no endereço Conselheiro Crispiano, 120, 8o andar. Lançamento do Aspirador de Pó Walita, motores para máquina de costura, Ventilador Picolino e Furadeiras Elétricas. Surge o teatro comédia Walita, pela TV Tupi.

Em 1958, a Walita inaugura novo escritório no Rio de Janeiro, e o BNDE, financia 58 milhões de cruzeiros à construção da Fábrica WalitaAuto-peças em Santo Amaro. Lançamento do TV Teatro Walita em São Paulo e o Teatro Novela Walita pela Rádio Nacional Rio, aprovado pela crítica da rádio novela. Em São Paulo, era exibido pela Rádio São Paulo. Também programa "UmMilhão de Astros", show volante pelos bairros de São Paulo.

DÉCADA 60_________________________________________________________________________

Em 61, surge a Eletrobras. Nesta década , a inflação interfere com força na década. Década do "Milagre Brasileiro" com investimento externo de US$ 541 milhões e o Banco Mundial empresta 1 bilhão para projetos de desenvolvimento. O Crescimento Industrial atinge 13,3%.

Em 1963, a razão social passa a ser Walita S.A. Eletroindustria.

Entre 1968 e 1969, construção de uma nova fábrica em Jurubatuba - Santo Amaro.

DÉCADA 70_________________________________________________________________________

Desenvolvimento do I PND. O "Milagre" começa a diminuir o ritmo. Em 79 acontece a Abertura Política.

Nesta década a Organização Philips do Brasil, multifuncional sediada na Holanda, compra a Walita Eletrodomésticos Ltda. A nova nomenclatura passa a ser Philips do Brasil - Divisão Walita, mantendo a marca como nome fantasia.

A Walita desenvolve um grande destaque com Batedeiras, Liquidificadores, Ferros de passar, Cafeteiras, espremedores; linhas de cuidados pessoais, barbeadores, depiladores, secadores de cabelo. Produtos tercerizados da Walita, filtros de papel, papel aluminio, garfos de "fondue", copos para liquidificadores, jarra para cafeteira, filtros de óleo.

Importante destaque para a ênfase da Batedeira Topa Tudo. Uma batedeira com pedestal que era utilizada desde os lares brasileiros até as confeitarias do país.

DÉCADA 80_________________________________________________________________________

A inflação chega a passar dos 100%. Crises de créditos financeiros, queda de produção industrial. Em 82, surge a Hidrelétrica de Traipu. Em 86, o plano cruzado. Em 87,plano Bresser. Inflação atinge 365%. Em 88, mudança do plano industrial: Substituições de importações e barreiras tarifárias e protecionistas. Em 89, Substituição do Cruzado pelo Cruzado novo. Inflação atinge 1,764%

A Walita desenvolve grande foco em produção modernista. Nesta época, surge a linha Grécia de liquidificadores, implantado com designs modernos, novos sistemas de seguranças na tampa do copo e no acoplamento de laminas, por meio de trava, motores potentes e silênciosos, além de exclusivo sistema eletronico com velocidade gradativa e timer, no modelo Walita Delta Eletrônico.

Em 1986, a Walita lança o processador de alimentos Walita Master, segundo processador a ser comercializado no Brasil, com diferença grande ao concorrente, tanto em capacidade como em performance.

DÉCADA 90__________________________________________________________________________

Plano Collor e substituição do Cruzado Novo pelo Cruzeiro. Inflação chega a 1.198.54 %

Em 1994, falece o fundador da Walita, Waldemar Clemente, aos 89 anos.

Neste periodo, a Walita desenvolve novos projetos modernistas no Brasil. O Liquidificador Premier, por exemplo, serviur de base para o desenvolvimento de diversos outros produtos,como a seguinte linha Itália de liquidificadores. Totalmente produzido no Brasil.

DÉCADA 2000________________________________________________________________________

Em janeiro de 2000, a Walita inaugura a fábrica em Varginha, Minas Gerais.

Em 2004, a Philips resolve implementar o nome junto a marca Walita. O fato se dá ao cenário favorável aos homens na cozinha, sendo eles, maiores conhecedores dos benefícios Philips. Os aparelhos passam então a ser grafados como Philips Walita.

Na metade da década, a Walita implementa as novas centrífugas grandes. Com perfil similar às americanas, as Juicers entram com força no mercado. Com bocal de extração maior, era possivel colocar a fruta inteira ou parcialmente grande, com exclusivos sistemas em seus modelos.

DÉCADA 2010 _______________________________________________________________________

Em 2010, a Philips, por padronização dos aparelhos mundialmente, resolve extinguir a marca Walita de seus aparelhos.

Em 2011, a Philips resolve devolver a marca Walita Philips ao mercado brasileiro.

[PRODUZIDO SOBRE INFORMAÇÕES DE REGISTROS TÉCNICOS E DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DO MEMÓRIA WALITA. UTILIZE A INFORMAÇÃO COM ATRIBUIÇÃO DE FONTE "PROJETO CULTURAL MEMÓRIA WALITA"